A maior preocupação das pessoas em relação a saúde bucal, está relacionada aos dentes. No entanto, a superfície bucal é constituída em sua maior parte por mucosa, língua e gengiva. Esses tecidos merecem a mesma atenção nos cuidados diários com a saúde bucal.

 

A gengiva, ligamento periodontal e osso são os tecidos de suporte do dente. Periodontia é a especialidade da odontologia que estuda, trata e previne doenças nesses tecidos.

 

As doenças periodontais mais comuns são a gengivite e periodontite. Gengivite é a infecção que leva à inflamação e ao sangramento da gengiva. Uma gengivite não tratada pode evoluir para uma periodontite.

Periodontite é a doença causadora de perda óssea, diminuição do suporte dental, halitose, sensibilidade dental e recessões gengivais.

 

Um sorriso harmonioso é resultado da correta proporção de exposição entre dentes e gengiva. Pacientes com sorriso gengival podem passar por cirurgias plásticas periodontais, para melhorar a proporção de exposição dentária. Nos casos onde há exposição de raiz, por perda óssea e/ou gengival podem ser feitos enxertos gengivais para recobrir o defeito.

 

O mais importante sobre os cuidados com o periodonto são as visitas regulares ao dentista, o uso correto do fio dental, bem como, evitar o tabagismo e o álcool. 

 

Faça uma avaliação e saiba mais sobre sua saúde bucal com nossos especialistas.

Periodontia